quarta-feira, 20 de maio de 2009

Desejo de Outra Coisa

Às vezes começa com um sentimento desajeitado de ser. Gostaríamos de ser outra coisa, qualquer coisa, desde que seja outra coisa.
Essa outra coisa está no cansaço contínuo daqueles que sempre ensaiam entrar na vida, mas não tem coragem de abrir as cortinas para serem aplaudidos, de pé.
Essa outra coisa é uma presença, o tédio talvez seja sua maior expressão, pactua com o deprimido, desperta em nós o agressivo, ao mesmo tempo que tentávamos ser contidos.
Também a encontramos nos fracassos acumulados, nos acidentes descabidos, nos vícios compulsivos.
Essa outra coisa está nas palavras impostas, na criatividade pressentida, no improviso de não saber como agir em incontáveis momentos.
Nos fatos esquecidos essa outra coisa não deixa de estar, assim como no som irritante aos ouvidos, nos atos falhos desconcertantes, na rasura de um escrito.
Na dor que percorre o corpo recusando um sentido, na noite dos boêmios, nas despedidas que ficaram, nos amores mal resolvidos (aqueles que desabrocham na madrugada, prometem se firmar no dia seguinte e morrem logo depois, por falta de substância ou cuidados).
Em errância, essa coisa grita dentro de nós e é preciso alguém que a escute sem moral e despido de preconceitos, num silêncio que conforta, o que não deixa de ser uma maneira diferente de satisfazer essa outra coisa, na arte de se deixar levar sem se perder.
Tudo isso para no final ter uma breve certeza de que o prazer alcançado esteve sempre ali, circunscrito, parcialmente vivido.
Sempre a mesma coisa.
E que coisa!

2 comentários:

  1. nao sabia que voce escreviaaa :D bons os textos parabens.




    obs. sou a isa do orkut, fã da maria rita!

    ResponderExcluir
  2. Às vezes, durante a ressaca dos ensaios para a tal 'estréia' na vida, de tanto tédio encontramos até alguma graça nisso, graça em nossa própria tragédia. Mas até a graça uma hora se cansa e vai embora, o triste é se continuamos a ensaiar sozinhos, sem a graça, sem a coragem, sem um 'preço justo' pelo nosso espetáculo.

    Se este personagem for você, espero mesmo que melhore! O tempo não pára!

    Muito bom o texto! Continue...

    ResponderExcluir